Os tipos de Artes Marciais

Introdução

Para quem está a iniciar na prática de artes marciais, é comum se perguntar qual a melhor escolha a se fazer, tendo em vista a diversidade de opções que existem, seja nas técnicas utilizadas, seja na sua origem, história, metodologia ou eficiência. As artes marciais fazem parte da cultura e tradição de muitos países ao redor do mundo. Desde tempos antigos, essas técnicas foram desenvolvidas para proteger, treinar e preparar guerreiros para as batalhas.

Hoje em dia, as artes marciais são praticadas como um desporto, uma forma de defesa pessoal e como uma maneira de manter a saúde e o bem-estar físico, mental ou em alguns casos até como uma prática espiritual.

Neste artigo, vamos explorar os diferentes tipos de artes marciais, suas categorias e estilos, de forma a te ajudar a identificar qual é a arte marcial que mais te cativa.


As Categorias

Categorizar artes marciais pode ser um trabalho difícil, tendo em vista a riqueza que cada arte oferece em história, tipos de técnicas utilizadas, entre outras características. Neste artigo, vamos utilizar três tipos de categorizações mais comuns: tipo de técnica utilizada, local de origem e foco.

Tipo de Técnica Utilizada (Estilo)

Nesta forma de categorização podemos dividir as artes marciais em 3 sub-categorias principais, são elas as seguintes:


Artes Marciais de Golpes Traumáticos (Striking)

Lutador de artes marciais tipo striking a executar um pontapé na manopla do professor.

Quando se fala em artes marciais o primeiro tipo que vem à mente de práticamente todos nós são as artes de golpes traumáticos, também conhecidas como artes de contato, ou pelo termo inglês “Striking” (“de bater” ou “batendo” numa tradução direta) têm como foco o uso de golpes traumaticos como socos, cotoveladas, cabeçadas, joelhadas, pontapés e, em alguns casos, até o uso dos dedos e golpes de mão aberta para atordoar, afastar e finalizar o adversário. Esta é a categoria mais popular e conhecida das artes marciais, amplamente divulgadas em filmes, animações e séries em todo o mundo.

Algumas artes marciais populares desta categoria são:

  • Karatê
  • Taekwondo
  • Boxe
  • Muay Thai
  • Kung Fu

E inclusive a nossa Capoeira uma arte marcial afro-brasileira que combina luta, dança, jogo e música. Os praticantes de capoeira são treinados em técnicas de ataque e defesa, com grande foco em pontapés e movimentos evasivos mas também com o uso de acrobacias que servem não só para tornar a arte mais bela e impressionante mas também para treinar os mais diversos musculos do corpo, ganhar consciência corporal e ajudar seus praticantes a vencer o medo.

Capoeiristas são conhecidos por sua agilidade e fluidez de movimento e esta arte tem alguns do pontapés mais fortes das artes marciais, além de proporcionar um ótimo condicionamento físico. Se ficou interessado venha experimentar uma aula grátis na Academia Topázio.

Embora o estilo de golpes traumáticos seja o mais famoso, também é o mais perigoso em lutas reais, pois certos golpes, se bem treinados, podem causar danos graves ou até serem fatais. No entanto, são artes fantásticas para condicionamento físico, treino da velocidade de reação, potência muscular, resistência física e para a aquisição de técnica e estratégias de luta que poderão ser preciosas seja para campeonatos ou para autodefesa.


Artes Marciais de Grappling

Alunos de artes marciais tipo grappling a realizar uma projeção


Também conhecidas como artes de luta agarrada ou “full-contact” têm como foco o uso de técnicas de projeção, agarramento, imobilização, torção e estrangulamento para controlar e submeter o adversário. Esta sub-categoria tem se tornado cada vez mais popular entre lutadores de MMA se destacando desde o inicio do UFC e já se mostrou ser muito eficiente em lutas reais ao mesmo tempo que evita causar lesões graves, pois permite o controle do oponente sem o uso de golpes traumáticos como vimos na categoria anterior.

Algumas pessoas ainda preferem dividir as artes marciais de grappling em 2 sub-tipos, sendo eles “Wrestling” (onde a luta acontece mais de pé e se baseia muito em agarrar e colocar o adversário no chão com técnicas de rasteira ou projeção) e “Grappling” (onde a luta se passa toda no chão e os lutadores tentam vencer a luta estrangulando, imobilizando ou usando torções no adversário).

Algumas artes marciais populares desta categoria são:

  • Jiu-Jitsu Brasileiro
  • Judô
  • Luta Greco-Romana
  • Wrestling
  • Sumô

Se de alguma forma este estilo de arte marcial te cativa ou é exatamente o que procuras, estás convidado a experimentar uma aulas 100% grátis de BJJ, não hesites em nos visitar e quem sabe fazer parte da família Topázio.

Alunos iniciantes da Academia Topazio a treinar JiuJitsu Brasileiro. Uma arte marcial do tipo Grappling
BJJ Iniciante


Artes Marciais de Armas

Também conhecidas como artes de combate com armas, têm como foco o uso de armas brancas ou de longo alcance tradicionais, como espadas, facas, lanças, bastões, arco e flecha, entre outras.

Devido à popularização das armas de fogo, políticas que proibem o uso de armas pelo cidadão comum e um mundo relativamente seguro em que vivemos, esta categoria é atualmente menos popular do que as outras, mas pode ser muito interessante para aqueles que se interessam por história e tradições guerreiras.

Algumas artes marciais populares desta categoria são:

  • Kendo
  • Bojutsu
  • Jogo do Pau
  • Esgrima
  • HEMA
  • Kali

Na Academia Topázio temos um segmento da Capoeira chamado “Maculelê”, onde os alunos são inicialmente treinados com o uso de 2 paus de madeira e mais tarde com a experiência passam para o uso de 2 facões. Apesar do Maculelê não ser tão focado em ser uma arte de combate, ela ainda pode fortalecer a pegada e ajudar muito no manuseio de armas, além de ter um enorme background cultural e histórico.

Outras Sub-Categorias

Apesar das 3 sub-categorias acima serem praticamente unânimes nas comunidades de estudiosos das artes marciais, há ainda quem considere outros dois tipos como sendo formas válidas de categorizar as artes marciais, formando um total de 5 sub-categorias, esses 2 tipos são os seguintes:


Artes de Fuga

Praticante de parkour a executar um salto sobre um obstáculo.

Embora não seja uma opinião unânime, algumas pessoas consideram atividades como o Parkour uma forma de arte marcial de fuga, porque suas técnicas podem ajudar a evitar conflitos fugindo deles e incluem habilidades como controle corporal, técnicas de quedas e estratégias de fuga.

E tu o que achas? Será que o Parkour, o Freerunning e outras atividades semelhantes devem ser consideradas artes marciais? Deixa a tua opinião nos comentários abaixo e vamos debater sobre isso!

Talvez possamos chamar essa nova categoria de “arte marcial de fuga urbana”. Quem sabe? O importante é que essas atividades podem ser extremamente úteis em situações de perigo ou simplesmente para manter o corpo em forma e saudável ou até desafiar seus medos e limites.


Artes Mistas

Algumas artes marciais combinam técnicas de diferentes estilos para criar sua própria metodologia de treinamento, outras têm a proposta de ser mais uma filosofia marcial que procura absorver técnicas de diferentes tipos de luta.

Alguns exemplos de artes marciais nesta sub-categoria são:

  • Krav Maga
  • Hapkido
  • Silat
  • MMA
  • Jeet Kune Do.

O MMA, em particular, é uma arte marcial moderna que combina técnicas de luta em pé e no chão de várias disciplinas, como boxe, kickboxing, muay thai, jiu-jitsu brasileiro e wrestling. O objetivo é criar um estilo que seja eficaz em uma variedade de situações de combate, tanto em pé quanto no chão. O Jeet Kune Do, criado por Bruce Lee, também é conhecido por combinar técnicas de diferentes estilos para criar um sistema de luta eficiente e adaptável. O Krav Maga, por sua vez, é uma arte marcial que combina técnicas de luta de rua, boxe, judô e karatê. Já o Hapkido é uma arte marcial coreana que combina técnicas de luta, defesa pessoal e uso de armas. Por fim, o Silat é uma arte marcial do sudeste asiático que combina técnicas de luta desarmada, com o uso de armas.


Local de Origem

Uma outra forma de classificar as artes marciais é pelo seu local de origem. Cada país ou região tem sua própria cultura e tradição guerreira, o que se reflete nas técnicas, estilos e filosofias das artes marciais locais. De maneira geral, podemos dividi-las em dois grupos: as artes marciais ocidentais e as artes marciais orientais.
As artes marciais ocidentais como o próprio nome indica surgiram em países do Ocidente, como Brasil, França, Grécia, Portugal, entre outros e incluem o Boxe, Jogo do Pau, Capoeira, Savate, Pankration, Sambo e Wresling. Nessas modalidades, é comum o foco em lutas amigáveis, conhecidas como “sparring”, que visam aproximar o treino dos praticantes a situações reais de luta.
Já as artes marciais orientais, como Kung Fu, Karaté, Judo, Taekwondo, Muay Thai, Kali/Arnis, silambam, entre outras, surgiram em países orientais, como China, Coreia, Índia e Japão. Uma característica marcante dessas artes é o respeito e apego pela tradição, disciplina e o uso de Katas, que são sequências de movimentos feitas de forma sincronizada que exercitam, aperfeiçoam e a ajudam na memorização de técnicas específicas.

Vejamos agora algumas sub-categorias:

Artes Marciais Asiáticas

As artes marciais asiáticas são as mais populares em todo o mundo, devido à sua grande variedade e influência na cultura ocidental. Alguns exemplos são:

Japão: Karatê, Judô, Aikido e Kendo.
China: Kung Fu, Tai Chi Chuan e Wing Chun.
Coreia do Sul: Taekwondo, Hapkido e Ssireum.
Tailândia: Muay Thai
Birmânia/Mianmar: Lethwei
Indonésia/Malásia: Silat
Filipinas: Kali/Arnis

Artes Marciais Europeias

Enquanto as artes marciais asiáticas são as mais populares em todo o mundo, a Europa também tem uma rica tradição de artes marciais. Muitas dessas artes foram desenvolvidas durante a Idade Média e focavam no treinamento de cavaleiros e soldados em técnicas de combate corpo-a-corpo, outras foram desenvolvidas por povos antigos como os Gregos e Romanos influenciando os estilos de luta de todo o ocidente, alguns exemplos são:

Portugal: Jogo do Pau
Grécia: Pankration
França: Savate
Italia: Esgrima
Inglaterra: Boxe Moderno

Artes Marciais Africanas

As artes marciais africanas variam de país para país e são muitas vezes baseadas em técnicas de luta tradicionais utilizadas pelas tribos locais. Apesar de serem muito menos populares atualmente muitas dessas artes influenciaram e até ajudaram a criar novos estilos modernos. Algumas das artes marciais africanas mais conhecidas são o Dambe, e o Tahtib.

Nigéria: Dambe
Egito: Tahtib
Senegal: Laamb, Luta Livre Senegalesa
Africa do Sul: Zulu Stick Fighting, Nguni Stick Fighting

Artes Marciais das Américas

Muitas artes marciais das Américas foram desenvolvidas a partir da mistura de tradições indígenas com as técnicas de luta trazidas pelos colonizadores europeus e escravos africanos. Outras como o Huka Huka foram desenvolvidas pelos próprio indígenas nativos daquelas terras. E outras se misturaram e evoluiram apartir de artes marciais ou desportos pré-existentes noutros países.

O exemplo mais conhecido é a Capoeira, que de forma resumida mistura influências principalmente africanas com indígenas e que teve ainda contribuições dos europeus portugueses com a introdução de lutas com navalhas. Outro exemplo também muito popular é o Jiu-Jitsu Brasileiro que é uma mistura e evolução do Judô e do Ju-Jutsu ou Ju-Jitsu tradicional Japonês que foi sendo aperfeiçoado em solo brasileiro.

Se quiseres saber mais sobre a fascinante história do Jiu-Jitsu Brasileiro e sua enorme influência e impacto no mundo das artes marciais modernas, em breve vamos publicar outro post a contar essa história.

Brasil: Capoeira, Jiu-Jitsu Brasileiro
Peru: Guerra de Cajón
EUA: Wrestling


Foco

Todas as artes marciais têm um propósito específico que está relacionado à razão de sua criação. Algumas surgiram para enfrentar samurais inimigos, bandidos ou invasores, outras para ajudar os mais fracos a lutar contra os mais fortes e outras ainda para melhorar a saúde física e mental e até como práticas espirituais e filosóficas que incentivam o desenvolvimento pessoal. Cada estilo tem seu foco, características próprias, técnicas, filosofias e abordagens de luta. Algumas artes marciais populares por foco são:

As artes marciais tradicionais

São estilos que valorizam a tradição de sua origem. Elas incluem músicas, nomes de golpes, técnicas, sequências e posturas ligadas ao país ou região de origem. Essas artes costumam ser rígidas em relação às convenções, tradições e metodologias de ensino praticadas em seus dojos. Elas são famosas por treinarem disciplina, paciência e foco dos alunos, além de carregarem uma enorme carga cultural e histórica.

As artes marciais de defesa pessoal

Foram desenvolvidas com o propósito de auto-defesa em situações reais de luta. Alguns exemplos são Krav Maga, Wing Chun e Jiu-Jitsu Brasileiro. Essas artes são especialmente úteis para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades de autodefesa.

As artes marciais desportivas

São focadas em campeonatos e lutas em ringues. Elas incluem Boxe, Muay Thai, MMA e Jiu-Jitsu Brasileiro. Essas artes marciais são ideais para aqueles que desejam competir e testar suas habilidades contra outros lutadores.

As artes marciais de estilo livre/mistas

São artes marciais ou filosofias que combinam técnicas de duas ou mais artes marciais em um estilo de luta próprio. Nessa categoria, estão artes como MMA, Jeet Kune Do e Krav Maga. Essas artes são ideais para aqueles que desejam combinar diferentes estilos de luta em um só.

As artes marciais de desenvolvimento pessoal e/ou espiritual

São artes marciais ou filosofias que enfatizam o crescimento e desenvolvimento pessoal, mental e espiritual. Elas incluem Tai Chi, Aikido e Kung Fu. Essas artes marciais buscam melhorar a saúde física e mental, promover a paz interior, aumentar a consciência corporal e energética, e aprimorar habilidades de meditação e concentração. Em certos casos e contextos algumas artes marciais eram ou são utilizadas até mesmo como prática religiosa.

Independentemente do seu objetivo, certamente há uma arte marcial que se adapta às suas necessidades. Na Academia Topázio temos a alegria de ensinar artes marciais que abraçam quase todas as categorias e sub-categorias que foram faladas neste artigo. Se gostastaste, compartilhe tua opinião sobre este artigo nos comentários e ajuda-nos a espalhar o conhecimento sobre artes marciais.


Conclusão

Escolher uma arte marcial pode parecer uma tarefa difícil, principalmente com tanto tipos diferentes para todos os gostos e pessoas, mas pode ser uma ótima maneira de melhorar sua vida em vários aspectos. Cada arte marcial oferece seus próprios benefícios físicos e mentais, e é importante escolher uma que se adapte às suas necessidades e interesses. Elas podem ter vantagens e desvantagens para cada pessoa, no entanto, todas as artes marciais oferecem benefícios, como aumento da autoconfiança, disciplina e foco, além de melhorias na condição física e saúde em geral.

Ao escolher uma arte marcial, é importante encontrar uma academia/dojo ou instrutor com boa reputação e experiência. A prática consistente e o treinamento adequado são fundamentais para se tornar um praticante habilidoso de artes marciais. A Academia Topazio em Vendas Novas e Montemor-Novo é uma excelente escolha para quem busca aulas de artes marciais de qualidade e que abrangem os mais diversos tipos vistos acima, além de contarmos com um professor experiente e dedicado.

Experimentar uma aula grátis conosco é uma ótima maneira de conhecer diferentes artes marciais e encontrar aquela que mais combina contigo. Além disso, compartilhar tua opinião sobre o artigo e tuas experiências com as artes marciais pode ajudar outras pessoas a tomar decisões mais informadas e encontrar uma atividade que possa melhorar suas vidas.

Independentemente de qual arte marcial vais escolher, lembra-te de que o treinamento correto pode levar a habilidades valiosas, como autodefesa, aumento da autoconfiança, disciplina e foco. Com dedicação e perseverança, qualquer um pode se tornar um praticante habilidoso de artes marciais e aproveitar seus muitos benefícios físicos e mentais.

Não percas mais tempo, experimenta uma aula grátis na Academia Topázio em Vendas Novas ou Montemor-Novo e começa a sua jornada em direção ao desenvolvimento pessoal, físico e mental.

Junta-te a Nós.